Sejam todos bem vindos !

Olá pessoal !


Sejam todos bem vindos ao meu blog.

Criei este espaço exclusivamente para falar sobre a musculação e as muitas variáveis que a envolvem. Trarei artigos,dicas e sugestões para ajuda-los numa prática de uma atividade fisica mais consciente.

Espero que tenham uma boa leitura e treinem sempre forte !!

Que Deus abençoe a todos!

LUCIANO CAVALCANTE

Personal Trainer & Coach Bodybuilder

contato:lucianocavalcantecoachbodybuilder@hotmail.com







sábado, 5 de março de 2011

Flexibilidade e Alongamento - qual a diferença ?


Falarei sobre flexibilidade e alongamento pois vejo que é um  assunto que ainda divide opiniões e confunde algumas pessoas na hora de pratica-los.

De inicio é muito importante diferenciarmos a flexibilidade do alongamento.

Vamos começar então pelo alongamento afinal de contas vamos começar pelo masi "facil" o alongamento é de uma execução e comprensão bem mais fácil mesmo usando de toda a amplitude do movimento apenas sobre a elasticidade muscular,e sem nenhum comprometimento articular usando assim o movimento normal ou natural; e nos exercicios de FLEXIBILIDADE existe a necessidade de se aplicar força para uma perfeita execução e assim completar o movimento,agindo asim de forma eficiente sobre a articulação envolvida.



O alongamento é uma prática totalmente segura pode ser aplicada por qualquer pessoa,em diversas faixas etárias,ele é usado por praticantes de diversos esportes antes de suas competições ou práticas esportivas,incluindo exercicios de força.

O alongamento também é um componente importante do desempenho muscular e de contrução muscular ( hipertrofia) pois quanto mais alongado for a musculatura com maior eficiência ele trabalha pois em diversos fatores um deles é a  melhora é da passagem de oxigênio nesse musculo levando junto mutos nutrientes e tornando assim o musculo ou região mais eficiente.

Então é  pensando nisso que alguns atletas e treinadores adotam técnicas de alongamento durante a execução de seus exercicios de musculação entre as series não é nada em se pensando na melhoria da flexibilidadedo atleta na quela região e sim pensando em se aumentar as microlesões causadas pelo treino e sendo assim consequentemente aumentando a hipertrofia. ( técnica não aconselhada para pessoas não treinadas ou que não sejam atletas,pessoas que mesmo assim insistam em realizar tal técnica podem evoluir o quadro de microlesão que é benefico para uma macrolesão que não é nada agradavel ! )


Algumas pessoas costumam  falar que pessoas com um grande porte fisico não são flexiveis, e já é mais do que provado de que isso não é verdade. Lógico desde que a pessoa que prática um esporte de força ou mesmo a musculação tendo como objetivo a hipertrofia muscular também seja adepto da prática dos treinos de flexibilidade essa pessoa poderá perfeitamente aliar um corpo musculoso e flexivel. Qualquer pessoa volumosa ou de porte fisico comum que não pratique exercicios de flexiblidade tende a ser uma pessoa "dura" ou seja pouco flexivel.  

A  flexibilidade: é a qualidade que podemos definir como sendo identificada pela amplitude do movimento ao redor de uma articulação,utilizando exercicios aos quais irão forçar a obtenção de limites para uma execução de movimento que irão além dos normais.


Conseguimos essa qualidade fisica com um treino muito duro e disciplina para desenvolve-lo,algumas pessoas por herança genética são mais flexiveis que outras,más de uma forma geral se quisermos adquirir uma flexibilidade digna de ser admirada por muitos, devemos nos esforçar ao máximo sem temer principalmente  a dor.


A flexibilidade se dá através de uma ação sobre a mobilidade articular e elasticidade muscular,aumentando assim no praticante a flexibilidade;ela pode ser aproveitada no dia a dia de uma vida normal ou na melhora e prática de vários esportes,com um corpo mais flexivel a pessoa fica mais segura em relação a lesões,independente do nivel ou parte do corpo principalmente se a flexibilidade for geral ( em todo o corpo) e não só em uma parte especifica como algumas pessoas costumam ou preferem fazer.


Um grande fator importantissimo para um atleta adquirir  flexibilidade os atletas dotados de maior mobilidade se adaptam melhor as dificuldades impostas pelos seus esportes a cada dia de treino ou competição,outro ponto importante é que proporciona uma melhor amplitude da coluna vertebral,favorecendo assim maior equilibrio e estabilidade quando necessitado.


Fatores que influenciam na melhoria da flexibilidade: quanto mais jovem mais flexivel a medida que o individuo envelhece a facilidade diminue lógico dependendo da herança genética de cada um.
Em geral as mulheres tendem a ser mais flexiveis que os homens,o motivo deve ser a viscosidade muscular que permite as mulheres uma melhor adaptação aos exercicos e subsequentemente as mulheres acabam por continuar com a prática.as heranças genéticas influenciamas pessoas em diversas habilidades em diversos esportes e na flexibilidade não seria diferente;a temperatur ambiente deve ser considerada quando for executar a prática da flexibilidade,pois sabemos que o frio produz a vasoconstrição causando assim um encurtamento das paredes dos vasos sanguineos,lógico que ao contrario o calor causa a vasodilatação aumentando assim a dilataçãodas paredes dos vasos sanguineos, facilitando assi a sua prática e tornando-a tambémmenos dolorida,portanto quando for práticar flexibilidade e estiver em um dia frio agasalhe-se bem e faça um breve aquecimento.

Continando com alguns fatores que influenciam o horario do dia é um outro fator pois é sabido que logo que acordamos o organismo se encontra em repouso,isto é frio e sendo asim é melhor uma prática depois de algumas horas de acordar,pois passando lgumas horas a flexibilidade naturalmente é aumentada atingindo o seu apice entre 10 e 12 horas depois de acordar.

Agora que já sabemos algumas diferenças básicas entre as duas atividades devemos treina-las com sabedoria e sempre respeitando os limites do nosso próprio corpo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário