Sejam todos bem vindos !

Olá pessoal !


Sejam todos bem vindos ao meu blog.

Criei este espaço exclusivamente para falar sobre a musculação e as muitas variáveis que a envolvem. Trarei artigos,dicas e sugestões para ajuda-los numa prática de uma atividade fisica mais consciente.

Espero que tenham uma boa leitura e treinem sempre forte !!

Que Deus abençoe a todos!

LUCIANO CAVALCANTE

Personal Trainer & Coach Bodybuilder

contato:lucianocavalcantecoachbodybuilder@hotmail.com







sábado, 7 de janeiro de 2012

MANIFESTO ANABÓLICO XXII


Simancol

Por: Waldemar Guimarães

A grande maior parte de todos nos que treinamos, não o faz com objetivo competitivo seja homem ou mulher, muito embora possamos ter nos atletas um exemplo a ser seguido em técnicas nutricionais de treinamento e dedicação; agora tem algo que os atletas famosos têm que não pode ser tomado como exemplo tampouco copiado, a genética.

Uma pequena história: Eu treino com pesos há 25 anos, algumas pessoas têm a curiosidade de saber se já participei de competições. Participei sim, há muitos anos em campeonatos regionais sem relevância alguma. Depois que me mudei para Inglaterra e tendo passado a treinar na Temple Gym, finalmente consegui desenvolver, depois de alguns anos, um volume mais expressivo de massa muscular tendo chegado aos 130 kg o que para alguém com 1.88 m não é tanto assim, me preparava para minha primeira competição no Reino Unido, o West Midlands, perdia peso progressivamente, nessa época treinava com o camarada Leroy Davis, o mesmo parceiro de treino de Dorian, foi quem me incentivou a competir lá, mas por um problema familiar tive que vir ao Brasil e perdi a competição, acredito que teria sobrado no máximo uns 110-112 kg na época, contra os 95 kg com que competira nesse país anos atrás.

Lição: Depois de anos treinando com pesos utilizando ótima técnica, suplementação e ergogênicos, se não saíra dessa marca, muito teria que ser feito, o que colocaria minha saúde física e mental sob risco severo, à fim de aumentar quem sabe, um pouco mais minha massa muscular o que não me tiraria da mediocridade, ou seja, jamais me tornaria um atleta profissional de destaque.

Sem desejar desincentivar ninguém, do volume de pessoas que treinam com pesos, uma minoria compete ou deseja competir, agora um número menor tem a devida técnica para fazê-lo e um número ainda menor a genética para ser um profissional da IFBB, não importa o que faça! Ocorre que muitos camaradas não percebem isso e exageram em todos os recursos, alguns inclusive aplicando excessos localizados à fim de sanar deficiências, o que conseguem apenas é criar outra e se arriscarem muito, ou seja, o que falta é o chamado simancol!

Eu vivi no meio de profissionais durante uma década na Inglaterra e mantenho contato com muitos até hoje e sei bem, que apesar dos abusos de alguns, na realidade os melhores utilizam muitas vezes menos drogas que muito amador que vive vagando com suas bolsas de treino para cima e para baixo, Por quê? Porque eles têm ótima genética e ainda fazem o correto: Acompanhamento médico.


Isso não quer dizer que você não possa competir, mas muitas vezes terá que se contentar com o amador, assim sendo não se aplique como um profissional quando a palavra é tempo e dinheiro desprendido, porque você nunca terá retorno a esse nível, pois nem mesmo muitos dos profissionais o têm, se desejar competir ou continuar a fazê-lo, o faça pelo prazer de se preparar, mas não perca a noção, se treina há alguns anos e nem de perto parece um profissional é porque nunca o será!

Agora, já perceberam como de vez em quando vemos aquele elemento na Academia treinando somente submáximo e imaginamos: Porra se fizesse a coisa certa seria Olympia! Pois é, esse cara às vezes não se interessa pela atividade, pois tem outros campos de interesse, da mesma forma que muitas vezes o obcecado, coitado, nunca sai da mesma.

Tem um camarada aqui na CPH que fica muito grande a maior parte do ano, vai chegando o verão ele se empenha um pouco mais e logo vêm os comentários. O que ele esta tomando? Na realidade o cara mal toma suplementos, o resultado observado no seu corpo é devido à herança do seu pai e da sua mãe e pronto.

Hoje do alto dos meus mais de 50 anos tenho no Bodybuilding minha catarse pessoal, não tenho a intenção de crescer montanhas de massa muscular apenas mantenho uma média de 112 kg há mais de 10 anos. Gosto de auxiliar quem deseja competir, por isso escrevo e acompanho alguns poucos atletas, mas se esse ou essa não tem a mínima chance eu sou claro a ponto de mandar arrumar outra coisa para fazer da vida, não vendo ilusões para as pessoas.

Caras como Dorian, Ronnie, Jay, Correa e Phil, meninas como Gal, Larissa e Diana (bom mencionar nossas brazucas) já nasceram Professionals.

Simancol (às vezes também escrito semancol) é um medicamento imaginário recomendado a pessoas que não se mancam. É usado no Brasil, numa forma informal e obviamente com sentido sarcástico. Deriva da expressão se mancar, igualmente um regionalismo do Brasil, com o significado de perceber a inconveniência da sua própria atitude


Nenhum comentário:

Postar um comentário