Over training nada mais é que: excesso de treino.
Isso mesmo o OVERTRAINING é a sindrome do sobretreinamento atinge não só o atleta más também as pessoas que frequentam academias e clubes, isso se dá devido ao aumento da procura das pessoas em geral pelo cuidado ao corpo ou simplesmente que buscam melhorar a qualidade de vida com atividades fisicas e é por isso que essa sindrome está mais presente nos dias de hoje.
Esse sintoma pode acarretar diretamente ao atleta ou em pessoas comuns, uma diminuição da performance, e isso acaba se instalando no individuo através das atividades físicas em excesso somados ao pouco tempo de descanso ou a falta do mesmo.
Faz-se necessário que o individuo atleta ou não, esteja bem orientado por um personal ou treinador, para a montagem de seus treinos dentro de uma periodização estudada e bem estabelecida caso contrario o que costumamos ver são principalmente jovens caindo no seguinte pensamento de que quanto mais treino melhor,logicamente esta pessoa será um candidato a possiveis lesões e outros sintomas relacionados a falta periodização dos treinos e de descanso apropriado.
No momento de se montar um programa de treino deve-se considerar as seguintes variáveis:Individualidade biológica,escolha do exercícios e sua ordem,intensidade,e objetivo do aluno. Dentro desses e algumas outras variáveis também também podemos colocar o stress sofrido ao longo do dia na jornada de trabalho, um treino intenso aliado a fatores Estressantes do cotidiano podem levar a pessoa ao overtraining.caso ela não seja bem orientada em relação á alimentação,descanso e suplementação.
É no descanso propriamente dito que o corpo libera vários hormônios que são de extrema importância para a melhora da performance,fora isso devemos lembrar que cada individuo responde de forma diferente a cada estimulo.isso significa que a individualidade biológica deve ser respeitada na prescrição do treinamento,sendo o treino ajustado a cada individuo.
Estudos apontam que durante o overtraining existe a tendência do corpo sofrer uma diminuição na liberação de alguns hormônios tais como a testosterona e assim havendo um aumento na liberação do cortisol.esses acontecimentso no corpo atuam de forma negativa para quem quer um corpo musculoso e definido, pois o cortisol atua no metabolismo protéico evitando assim consequentemente o anabolismo ou até mesmo favorecendo a diminuição da massa muscular magra já conquistada,e também atuando no sistema imunológico havendo assim maiores chances de infecções de vias aéreas superiores (resfriados) .
Faz-se necessário o acompanhamento de um profissional da área de Ed.fisica capacitado no momento da montagem de um programa de treinamento.
“Somos o que repetitivamente fazemos,portanto a excelência não é um feito é um hábito” !!
Veja alguns sintomas relacionados ao overtraining
· Diminuição da performance
· Diminuição da força muscular
· Fadiga crônica
· Insônia e outros distúrbios do sono
· Aumento na irritabilidade e ansiedade
· Diminuição do apetite
· Diminuição da libido,energia e vigor.
· Diminuição da produção de testosterona